segunda-feira, 19 de março de 2012

A imagem como forma de atualizarmos com o mundo

Desde a invenção da escrita alfabética até o presente, a leitura, que é a contrapartida da escrita, tem sido parte integrante dos processos educacionais, sendo hoje quase impossível concebê-los à margem da leitura, cujo aprendizado, domínio e constante exercício tem sido pré-requisito fundamental para a educação.
As tecnologias audiovisuais, em especial depois da presença da televisão na vida das pessoas hoje, sugere que, pelo menos em parte, e especialmente para as novas gerações, o principal paradigma de obtenção de informação e, por que não, de educação, esteja se tornando predominantemente audiovisuais, e não mais letrado, em especial, desde a invenção da imprensa, da tecnologia, de audiovisuais que interpretam as mais variáveis funções das imagens.
O aparecimento do computador como meio de comunicação, dadas as suas limitações iniciais para representar informações audiovisuais, e, consequentemente, sua ênfase na escrita, e dado o fascínio que sempre exerceu sobre crianças e jovens, levou muitos educadores a acreditar que ele poderia nascer um renascimento de interesses na escrita e na leitura, dos meios de comunicação audiovisuais.
A rápida transformação do computador em meio de comunicação multimídia, entretanto, nos leva a encarar com grandes reservas essa possibilidade, visto que as informações disponíveis na Internet, o correio eletrônico, os bate-papos, o “Internet-fone”, as redes sociais, (3D) imagens tridimencionais e etc., tenderão a fazer cada vez mais uso da imagem e do som, em detrimento da escrita, e, portanto, da leitura. Um dos grandes desafios da educação nos dias de hoje, portanto, é encontrar formas de se ajustar a esse novo espaço sem decretar um declínio ainda mais acentuado do paradigma letrado na educação.
A possibilidade de exploração educacional de temas relacionados à realidade virtual representa outra excelente perspectiva de uso educacional do computador, da tecnologia das imagens, feita a ressalva de que as ferramentas de desenvolvimento de espaços virtuais também tenderão a ser mais voltadas para a multimídia do que para a escrita / leitura.
Todas essas formas representam um mundo de novas possibilidadese conquistas para aqueles que já nasceram na era da tecnologia. Entretanto, basta disponibilizar a tecnologia e oferecê-la aos alunos? Acredito que não. É importante não restringir o conhecimento e ao acesso à tecnologia a jovens e crianças.
O professor, educador por vocação deve estar atento a essa nova linguagem de comunicação com o mundo. Devemos estar atento as novas tenologias, que são a janela de comunicação com o mundo, formando alunos, atualizando professores, ao mesmo tempo em que integram e expandem o aprendizado da aula de aula ao conhecimentos do nosso atual coditiano.


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