quinta-feira, 11 de outubro de 2012

I SIMPÓSIO DE DIDÁTICA - EDUCAÇÃO INCLUSIVA


EDUCAÇÃO INCLUSIVA é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes em escolas regulares.Trata-se de uma reestruturação na cultura, das práticas e das politicas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade dos alunos.
As escolas tem se preparado a medida que os alunos vão sendo matriculadas, através da estrutura da escola, do projeto pedagógico e um currículo para melhor atender alunos com Necessidades Educacionais Especiais, as avaliações são feitas de acordo com a capacidade de interação de relacionamento e do desenvolvimento motor de cada aluno junto à instituição na qual o aluno está sendo assistido. Algumas escolas públicas já estão realizando o atendimento em Salas de Recursos Multifuncionais, que são constituídas de mobiliário, material  didático, recursos pedagógicos, acessibilidade e professores capacitados para realizar o AEE.
Com a inclusão muitos pais têm medo de matricular seus filhos nas escolas regulares por medo de serem maltrados pelos outros alunos dito "normais", mas mesmo assim é fundamental a presença da família nesse processo inclusivo para que possa beneficiar o desenvolvimento da criança, até mesmo as crianças com Necessidades Especiais que encontram hospitalizadas tem seu direito garantido pela Constituição Federal, a Pedagogia Hospitalar tem como intuito de promover a interação entre a criança, a escola e o hospital, amenizando os traumas e contribuindo para a interação social.
Os pedagogos que desejam atuar no AEE precisarão fazer especialização depois da graduação.

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