segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cibercultura

O próprio termo Cibercultura tem vários sentidos. Mas se pode entender por Cibercultura a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas.
 A internet tornou se fundamental para a sociedade contemporânea, esse espaço trouxe mais flexibilidade e rapidez na busca pela informação e pelo conhecimento. Num espaço de tempo de 20 a 30 anos atrás quando começou a existir e ou não existia essa cultura cibernética do mundo virtual e dinâmico, existiam as enciclopédias que as pessoas compravam para pesquisar sobre algo ou obter um conhecimento especifico. Perdia se tempo na busca por essas informações que a internet se disponibiliza desse conhecimento, onde pessoas comuns, pessoas físicas e jurídicas, alunos, mestres, doutores postam seus conhecimentos que podem ser compartilhados, compartilhamento de arquivos, músicas, fotos, filmes, softwares de relacionamento e comunidades virtuais.
Na Cibercultura parece haver uma conexão generalizada. Uma das mais importantes características dessa generalização da conexão é liberação do pólo da emissão. Depois de séculos vendo os meios de expressão e comunicação sendo controlados por uns poucos, os indivíduos se entusiasmam com a possibilidade de eles mesmos poderem produzir e veicular informação: surgem, então, inúmeros chats, fóruns, e-mails, listas, blogs, páginas pessoais, etc.
Algumas mudanças também se devem ao tamanho reduzido do computador para facilitar como uso pessoal ao uso ampliado a população.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia, eu tive uma enciclopédia quando era criança e estava prestes a comprar outra quando adquiri meu primeiro computador. Teria jogado dinheiro fora, pois o conhecimento não é estático, a todo momento ele se renova e por isso os livros são editados de tempos em tempo. Já no ciberespaço essa atualização é constante, nossos blogs por exemplo podem ser editados sempre que precisarmos, a informação estará sempre atualizada e sem muitos gastos o que oportuniza também, como você bem disse, que cada uma de nós seja também autora e possamos produzir conhecimento, o que antes só era possível com muitos recursos.
    Gostei muito do seu post, eu tinha perdido essa importante parte da cibercultura e pude resgatar agora.

    ResponderExcluir
  3. sendo que na cibercultura, cada um pode ser autor, basta ter um computador com acesso a internet e pronto vc pode colocar seus pensamentos e reflexões.

    ResponderExcluir